
CARLA RODRIGUES
Professora da cadeira de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ desde 2013, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ), onde vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler. É coordenadora do GT Desconstrução, linguagem, alteridade, da ANPOF, coordenadora do laboratório Escritas - filosofia, gênero e psicanálise (UFRJ/CNPq), catalogado no Diretório de Núcleos de Pesquisa do CNPq. É autora, entre outros, de "Duas palavras para o feminino - hospitalidade e responsabilidade - sobre ética e política em Jacques Derrida" (NAU/Faperj, 2013) e "Coreografias do feminino" (Editora Mulheres, 2009), e organizadora de "Problema de gênero", antologia de ensaios brasileiros (Funarte/2016). Doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio, realizou pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem/Unicamp, como bolsista do programa do CNPq (2011/2013).
ADOLFO OLEARE
Professor de Filosofia do Instituto Federal do Espírito Santo (campus Linhares). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e mestre em Letras pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). Pela mesma IES, especialista em Filosofia (2004); licenciado em Filosofia (2010) e bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (1994). No campus Linhares do Instituto Federal do Espírito Santo, tem se dedicado à extensão comunitária, sobretudo a partir de parcerias com o Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) e a Associação dos Moradores do Bairro Aviso (AMBAV).
ADRIANA GONORING

BRUNELA VINCENZI
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997), mestra em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutora em Filosofia e Filosofia do Direito pela Johann Wolfgang Goethe Universität - Frankfurt am Main (2007) com Bolsa de Doutorado Integral durante o mesmo período concedida pela CAPES em cooperação com o DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst). Estágio de Pós-Doutorado no Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo e no Institut für Sozialforschung em Frankfurt am Main, na Alemanha (2009-2010) e pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, com bolsa integral PNPD/CAPES (2013-2014), sobre o tema Crise de Confiança nas Instituições Democráticas da Estrutura do Sistema Judiciário no Brasil. Atuou entre 1998 e 2009 como advogada no Brasil, em São Paulo; e de 2010 a dezembro de 2012 como Advogada Europeia na Alemanha. Parecerista da Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito (RECHTD). Titular da Cátedra Sérgio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados na UFES. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Direito da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, onde leciona na graduação e no mestrado, preside a Comissão Interdisciplinar de Apoio aos Refugiados e Migrantes na UFES, criada pela Portaria n. 2521 de 30 de outubro de 2014, sendo também Presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFES criada pela Portaria n. 2627 de 3 de dezembro de 2015. É atualmente, também, Representante do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas na Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão - UFES e Sub-Coordenadora do Programa de Licenciatura Intercultural Indígena (PROLIND/UFES 2015). Eleita em Assembleia Geral Vice-Presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP).

DAVID BORGES
Professor Assistente (DE) e coordenador do curso de Licenciatura em Educação do Campo (Ciências Humanas/Sociais) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) - Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus-PI. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 2010). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES - 2012). Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pelas Faculdades Integradas São Pedro, Campus II (FAESA - 2005). Interesses: Filosofia política, ética, epistemologia e filosofia da educação - todos com ênfase no tema da ideologia. Membro do comitê científico da Praia Editora.

GABRIEL TUPINAMBÁ
Gabriel Tupinambá é psicanalista, pesquisador de pós-doutorado no Programa de História Social da Cultura da PUC-Rio e membro do Círculo de Estudos da Ideia e da Ideologia. Doutor em Filosofia pela European Graduate School, Gabriel publicou o livro Hegel, Lacan, Zizek (Atropos Press, 2013), bem como contribuições em obras como Repeating Zizek (Duke University Press, 2015), Zizek Dictionary (Routledge, 2014), Slavoj Zizek and Dialectical Materialism (Palgrave, 2016) e Sex and Nothing (Karnac, 2016). Desde 2012 vem se dedicando à difusão das obras de Slavoj Zizek e Alain Badiou no Brasil, ministrando palestras e cursos introdutórios em universidades como UFSJ, UFABC, UFF, USP e PUC.
JULIANO TOMASEL
Doutorando em Filosofia pela Unicamp, linha de pesquisa em História da
Filosofia Moderna. Mestre, bacharel e licenciado em Filosofia pela Unioeste, na linha
de pesquisa Metafísica e Conhecimento. Áreas de pesquisa e interesse: Filosofia Antiga,
Filosofia Moderna, Teoria do Conhecimento, Filosofia Contemporânea. Principais
autores estudados: Kant, Parmênides, Platão, Aristóteles, Descartes, Leibniz, Hume,
Frege e Wittgenstein.
KARINA CAETANO
Está vinculada ao programa de mestrado "Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas", Uerj - Duque de Caxias. Atualmente, realiza pesquisa sobre a relação entre a educação popular de Mulheres e a humanização do parto e nascimento junto ao "NuDES - Núcleo de Estudos e Pesquisa: Diferença, Educação, Gênero e Sexualidades". Atuou no grupo de pesquisa e extensão Parthos de 2008 a 2016, no desenvolvimento de materiais e fomento da educação popular de mulheres na Grande Vitória. Tem experiências nas áreas de ensino, filosofia, gênero e humanização. É licenciada em Filosofia, pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

LUÍS THIAGO DANTAS
Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com uma
pesquisa que trata dos temas de Colonialismo Epistemológico, Identidade Africana e
Corpos Negros a partir da Filosofia Africana. Mestre em Filosofia pela Universidade
Federal do Paraná (UFPR) e especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais
(NEAB-UFPR). Autor do livro “Descolonização Curricular: Filosofia Africana no Ensino
Médio” e de artigos sobre: Afrocentricidade, Necropolítica, Educação Étnico-Racial,
Hermenêutica, Filosofia Africana e Teoria Decolonial.
LUIZA HILGERT
Doutora em Filosofia, linha de pesquisa em História da Filosofia Contemporânea pela Unicamp, estágio sanduíche na Université Paris VIII (França), linha de pesquisa em Literatura francesa. Mestre e licenciada em Filosofia pela Unioeste. Áreas de pesquisa e interesse: fenomenologia, filosofia e literatura, filosofia francesa, filosofia contemporânea.
RIZZIA ROCHA
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006). É especialista em filosofia (lato sensu) e doutoranda em Filosofia pela UFMG com estágio doutoral na Hochschule für Grafik und Buchkunst, Alemanha. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte.

ROBERTO ROBAINA
ROBSON LOUREIRO
Professor Associado da Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou Pós-doutorado em Filosofia - School of Philosophy da University College Dublin (Ireland) sob supervisão do Professor Dr. Brian O´Connor (2013-2014) - Bolsa Capes. Concluiu o Doutorado em Educação, linha de pesquisa Educação, História e Política (PPGE/Ufsc) - Bolsa Capes. Fez estágio de doutoramento (2003-2004) na School of Education e no Department of German da University of Nottingham (Inglaterra, UK) - Bolsa Capes. Mestrado em Filosofia da Educação (PPGE/Unimep/SP); Graduado em Filosofia (CCHN/Ufes) - Bolsa CAPES. Iniciou a formação acadêmica no curso de História/CEG/Ufes(1986-1989). Qualificação em Filosofia, supervisão Dr. Rodrigo Duarte (FAFICH/UFMG). Desde 1997 é Professor Efetivo, Docente (DE) junto ao Centro de Educação (DEPS/Ufes) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/CE/Ufes), onde atua na Linha de pesquisa Educação e Linguagens. Áreas de interesse: Linguagens e Humanidades - cinema, música, literatura, teatro, artes plásticas articuladas aos campos da Filosofia (ética, estética, filosofia da ciência), Psicanálise e Educação em diálogo com a Teoria Crítica da Sociedade . Organizou: "A Teoria Crítica volta ao cinema" (Edufes, 2017, no prelo), "Literatura, Cinema e Sociedade Contemporânea: Adornos em um ato só" (Ed. Prelo, 2017); e "A Teoria Crítica vai ao cinema" (Edufes, 2010). Co-autor de: "Indústria cultural e educação em 'tempos pós-modernos' (Papirus, 2003)". Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Filosofia e Linguagens do Centro de Educação da UFES (Nepefil/CE/Ufes). Tel: (27) 40097766 / 2547 (PPGE/Ufes).

SANDRA DELLA FONTE
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), e graduação em Educação Física pela mesma universidade (1993). Fez mestrado em Educação (linha Filosofia da Educação) pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), com estágio de doutoramento na School of Education da University of Nottingham (Inglaterra-2003-2004). É professora da Universidade Federal do Espírito Santo desde 1997.

VITOR CEI
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), graduação em Comunicação Social (com habilitação em Jornalismo) pelo Centro Universitário Vila Velha (2008), mestrado em Letras (área de concentração em Estudos Literários) pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em Estudos Literários (área de concentração em Teoria da Literatura e Literatura Comparada) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), com doutorado sanduíche no Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Livre de Berlim. Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e líder do grupo de pesquisa "Ética, Estética e Filosofia da Literatura" (UNIR/CNPq). Tem experiência nas áreas de Estudos Literários, Filosofia e Comunicação, com ênfase em Filosofia da Literatura e Economia Política da Comunicação e da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, filosofia e política brasileiras, niilismo, autoritarismo, contracultura e indústria cultural. Duas linhas condutoras podem ser observadas como constantes em seu universo de atuação: a primeira tem a intenção de avaliar as possibilidades abertas ao pensamento filosófico pelas culturas brasileiras; a segunda almeja analisar as relações intertextuais da literatura brasileira com a tradição filosófica. Contato: vitorcei@unir.br